Emails fora do País

  • Categoria do post:Notícias

Srs Clientes,

Nossos clientes quando viajam para fora do Brasil andam reclamando que os emails em seu notebook (usando outlook ou outro programa), ou mesmo no celular, não funcionam.

Queremos informar que não existe NENHUM tipo de bloqueio de nossa parte, porém alguns provedores bloqueiam os acessos aos emails de servidores do brasil por segurança (para combater spammers), já que o brasil, infelizmente, está na lista dos “maiores fazedores de spam” e estes provedores nao querem ter dor de cabeça com isso e acabam bloqueando o acesso aos emails brasileiros.

O bloqueio pode ser tanto no provedor (da internet em uso lá) como no próprio Hotel que o cliente estiver.

O que nós temos conhecimento é:

Argentina, Chile e Bolívia = desconheço qualquer tipo de bloqueio
Estados Unidos e Canada = é raro ter algum bloqueio
Paraguai = muitos bloqueiam
Europa (frança, itália, etc) = praticamente todos bloqueiam
China = todos bloqueiam, inclusive com soluções via VPN

Demais países = não temos conhecimento

Emails do gmail, yahoo, hotmail ou outros “grandes”, não são afetados pois são emails mundiais, com servidores locais em praticamente todos os continentes e na maioras dos paises. Mas emails hospedados no brasil, seja na Specialist (ou outro) SERAO bloqueados pois o IP do servidor é brasileiro. Note que tem hostings brasileiros (site .com.br) mas que NAO ficam no brasil na verdade, que hospedam em servidores em datacenters nos USA ou outro país, estes escapam dos bloqueios por nao possuirem IP “brasileiro”.

ATENÇÃO

Essas instruções eram válidas na época que se usavam e-mails sem criptografia (SSL / TLS), não sendo mais consideradas nos dias de hoje. Caso tenha problemas com seu email, reveja sua configuração em https://specialist.srv.br/quais-os-enderecos-de-smtp-servidor-de-saida-pop3-ou-imap-servidores-de-entrada-para-eu-configurar-meu-email-em-um-programa-como-o-outlook-ou-outro/

——-

As alternativas recomendadas para os usuário (válido na época desse post, NÃO valem atualmente) são:

Alternativa número 1: Usar webmail. Como é na web, não tem bloqueio algum. Esta é a solução mais recomendada e funcional. Basta acessar https://seguromail.com.br em seu navegador.

Mas há quem não goste de usar webmail e queira usar o outlook (ou outro programa), seja qual for o programa, o problema é o mesmo (portas de emails como 110, 143, etc bloqueadas com destino à IPs do brasil). Neste caso, veja a segunda alternativa abaixo.

Alternativa número 2: Certifique-se de que esteja usando SSL/TLS nos acessos.

Para seu email funcionar em outros paises, ative SSL em todas as conexoes, alterando os endereços: (atualmente seu email nem funcionaria mais se não estivesse com SSL/TLS, na época que isto foi escrito era opcional o uso do SSL/TLS e não obrigatório)

Para quem usa IMAP:
Para o SMTP: smtp.seguromail.com.br porta 465 (lembrar de setar o item “SSL”)
Para o IMAP: imap.seguromail.com.br porta 993 (lembrar de setar o item “SSL”)

Ou para quem usa POP3:
Para o SMTP: smtp.seguromail.com.br porta 465 (lembrar de setar o item “SSL”)
Para o POP3: pop3.seguromail.com.br porta 995 (lembrar de setar o item “SSL”)

Desta forma é praticamente certo que você conseguirá acessar normalmente seu email, via celular ou programa de correio (como Outlook, Thunderbird, etc).

Alternativa número 3: Esta é garantida que funciona 100%, porem precisa ser feita com antecedência, pelo técnico de sua empresa.

Solicite à Specialist uma chave de VPN. Iremos enviar ao seu técnico a chave e as intruções de como instalar. O mesmo instalará em seu notebook ou celular e antes de você abrir o outlook (ou outro programa), basta abrir a VPN e se conectar.

Com a VPN, todo o tráfego de email (com destino aos servidores da Specialist) serão canalizados pelo túnel da VPN, nao sendo bloqueado por nenhum tipo de bloqueio, seja do Hotel ou do Provedor da Internet em uso.

A única exceção é para clientes que forem na China, lá a própria VPN pode nao funcionar, devido às restrições extremas impostas pelo governo chines.

Nota: A VPN, baseada na solução OpenVPN, está disponível para computadores com Windows, Apple/iMac, Linux e celulares com Android ou iOS.

Atenciosamente,
Specialist Linux Solutions

Compartilhe isso: