Srs clientes,
No final de janeiro (de 2015), passamos a receber reclamações de clientes dizendo que alguns de seus emails enviados para terceiros estavam sendo recebidos como SPAMs (indo parar no lixo eletrônico dos mesmos, ou na pasta junk, spam ou equivalente).
Realizamos diversos testes e constatamos que os destinatários que receberam os emails como sendo SPAMs estavam todos hospedados na Locaweb, uma das maiores empresas de Hosting do Brasil.
Fizemos mais alguns testes e chegamos a contacta-los inclusive a fim de entender melhor o que estava ocorrendo.
Basicamente, a Locaweb passou a marcar como SPAM todos os emails enviados pelos servidores da Specialist (com destino emails hospedados com eles), alegando que houve denúncias de spam, porem de forma geral, independente do remetente (email ou domínio) ou conteúdo do email.
Como eles optaram por marcar como spam “geral” (todo e qualquer email) sem antes seguir a política de boas práticas, enviando a reclamação ao abuse do IP (que cairia para nós naturalmente, que pode ser consultado em qualquer WHOIS como https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=187.49.32.3), não tivemos e não temos como identificar a origem que ocasionou o problema.
Inclusive não souberam nem passar informações simples como o número de reclamações e em que período de tempo. Uma coisa é receber 100 spams no mesmo dia, outra outra seria ter recebido 100 spams ao longo de 12 meses.
Sem ter acesso a nenhum Header de uma mensagem que foi tratada como spam, não temos muitas ações para realizar de nosso lado.
Imaginamos que trata-se de algum cliente que pegou virus e fez alguns disparos. Não deve ter sido muitos, pois nossos sistemas gerariam os alertas e o cliente teria sido barrado minutos (ou mesmo segundos) depois. Usamos dezenas de ferramentas para coibir essa prática, seja proposital (do cliente estar enviando uma suposta mala direta) ou sem conhecimento (que é a grande maioria dos casos, quando o cliente pega virus e este começa a disparar os emails).
Pedimos agilidade na Locaweb para remover qualquer tipo de bloqueio ou indicação do IP no antispam deles, para pararem de marcar como spams os emails, porem não conseguimos isso deles.
Desta forma, solicitamos aos srs clientes que, quando um fornecedor, amigo, cliente de vcs, etc, reclamarem que estão recebendo seus emails como sendo spam, peçam para ele MARCAR a mensagem como “não spam”, pela ferramenta da Locaweb (imagino que isso fique dentro do webmail deles ou para quem usa IMAP, basta mover a mensagem para fora da pasta spam/junk ou outro). Isso sinaliza para eles que o email NAO é um spam e quanto mais pessoas fizerem isso, aumenta a reputação de nosso IP nesse sistema deles e eles pararão de marcar seus próximos emails como sendo spams. Informação esta obtida pelo Abuse Team da Locaweb inclusive.
Seria interessante também os clientes locaweb que passem por este “problema” abrirem chamado no suporte reclamando disso, a fim deles reverem os conceitos por eles adotados. Porem sabemos que nao serão todos que o farão pelo simples “incomodo” de ter que ligar e abrir chamado, infelizmente.
Aproveitamos para frisar que nenhum servidor da Specialist está com problemas, garantimos que seguimos todas as boas práticas do mercado, mas as vezes, sofremos com uma falta de boas práticas de outros (concorrentes). A Specialist em nenhum momento foi parar em lista negra (como os srs mesmo podem consultar, por exemplo, em http://mxtoolbox.com/blacklists.aspx, colocando seu domínio ou o IP de nosso servidor, 187.49.32.3) e age de forma ética com todos os fornecedores e concorrentes, jamais setaríamos que um provedor (Terra, UOL, etc) seria um spammer, mesmo recebendo spam deles diariamente (faríamos o possível para bloquear as mensagens que fossem spam propriamente ditas, além de notificar eles, pela conta ABUSE que conste no WHOIS ref ao IP que gerou a mensagem, e não marcar todos e qualquer email como spam, deliberadamente, como foi feito contra nós).
Aproveito a oportunidade de chamar a atenção dos srs para nossa política anti-spam e política de envio de email
Obs: Praticamente 99% dos últimos casos de envio de spams, ao longo dos últimos anos, foram realizados por clientes nossos que pegaram virus em seu próprio computador, o qual de posse da senha do email, se autentica no servidor e realiza centenas de envios. Frisamos a necessidade de todos possuirem antivirus atualizado (como o Kaspersky, Mcafee, etc) e não estes gratuitos que são extremamentes fracos. Bem como devem manter seu OS atualizado (no caso de windows, usar o windows update sempre, por exemplo). Além de seguir as boas práticas como não clicar em links desconhecidos, não abrir anexos sem conhecer o remetente, e mesmo os que conhece, ter atenção redobrada se o conteúdo do email é suspeito (com palavras estranhas, anexo de nome estranho, sem informação alguma no corpo da mensagem condizente com o assunto, etc)
Como saber se um domínio está hospedado na locaweb?
Qualquer pessoa pode consultar em um WHOIS onde o dominio se encontra, porem a informação obtida dirá apenas que os DNS estão em um determinado provedor. O site ou os emails nao necessariamente terão que estar no mesmo. Como neste caso o importante é saber onde os emails estão hospedados, recomendamos a simples consulta pelo nslookup, presente em qualquer OS (Windows ou Linux). Abra o prompt de comando (no caso de windows) ou shell (no caso de linux) e digite:
nslookup -type=mx dominio
onde dominio é o dominio a ser consultado, lembrando que dominio é um nome com um extenção, como .com.br, .com, .net, entre outros, e NAO deve conter o www no começo (exemplos: specialist.srv.br, terra.com.br, uol.com.br, algumacoisa.com.br, etc).
Se na resposta, na linha que tiver o nome MX e apontar para alguma coisa.locaweb.com.br ou hospedagemdesites.ws, o email deste dominio está hospedado na locaweb.
Meu cliente está marcando as mensagens como não spam e chegou a contactar a locaweb pra resolver de vez o problema, mas não teve resultado. O que fazer?
Que tal recomenda-lo a procurar um outro hosting mais sério e que ouve seu cliente, atendendo-o corretamente com suas necessidades e exigências?
Mostre para ele nossos planos: https://specialist.srv.br/hospedagem-de-sites-e-e-mails/
Att,
Specialist Linux Solutions