Problemas afetando os e-mails

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Srs clientes,

A cerca de 1 mês atrás (próximo de 21 de agosto de 2013) tivemos um problema que gerou alguns atrasos nas entregas dos emails, com duração de algumas horas.

Revisamos toda a nossa estrutura e não encontramos problemas. Porém, o mesmo problema voltou a ocorrer cerca de 10 dias depois. Novamente, fizemos de tudo para identificar a causa (e nada foi encontrado) e chegamos a realizar algumas alterações que poderiam ser a causadora.

Nao tivemos mais problemas até então, porem nessa semana tivemos alguns clientes se queixando de atraso para receber algum determinado email. Como nao vimos problema algum e nem mesmo fila nos emails, achamos que era um caso isolado, porem o mesmo voltou hoje (quinta feira), gerando vários atrasos, principalmente nos emails enviados por outros provedores com destino o nosso.

Praticamente os emails enviados por nossos clientes eram entregues corretamente e em segundos, seja tanto interno como para endereços externos (de outros provedores), mas os recebidos por nós que tinham sido enviados por terceiros, estavam com atraso, alguns de 10-20 minutos, outros de 1 hora ou mais.

Paramos o servidor nessa noite/madrugada (dia 19/09) a fim de realizarmos testes em todo o ambiente e indentificamos um gargalo no storage, o mesmo não está conseguindo lidar com o volume de requisições de disco (I/O) nos momentos de picos (praticamente no horário comercial, em especial, pela manha, perto das 9 horas, onde tem-se o pico de demanda, gerando fila nas entregas que acaba virando uma “bola de neve” ao longo do dia, só estabilizando no final da tarde)

Realizamos alguns ajustes (tuning) a fim de minimizar ao máximo o problema nesta sexta feira. Porém a solução definitiva será aplicada no final de semana (dias 21 e 22 de setembro), pois implica em parar todo o ambiente por várias horas para fazermos a mudança de storage.

Como sempre, prefiro manter os fatos às claras, explicando aos srs clientes o que houve e como está sendo feito o reparo.

Infelizmente sempre pode existir problemas que não foram previstos antes, posso apenas pedir desculpas aos srs clientes e contar com vossa compreensão.

Gostaria de destacar também que NENHUM email foi perdido, apenas tivemos um atraso para sua entrega.

Atenciosamente,
Specialist

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